domingo, 15 de dezembro de 2013

Por que o Mato Grosso do Sul se separou de Mato Grosso?

Provavelmente, pouca gente parou para pensar porquê existe Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ao invés de apenas um dos dois. Para quem não mora lá, ou não conhece a história, aqui vai uma explicação breve do motivo da separação de Mato Grosso.

A região sul do Mato Grosso era muito ligada a São Paulo, Paraná, Minas Gerais e o próprio Paraguai. Já a norte, mantinha relações restritas com o Rio de Janeiro. Desde o fim da Guerra do Paraguai, houve uma intensa migração de soldados e oficiais gaúchos que fugiam da Revolução Federalista para regiões próximas ao Paraguai, pois lá estavam reconstruindo as fronteiras Nessa época, Cuiabá já estava deixando de ser o eixo administrativo da região, pois os migrantes estavam buscando novos espaços próximos à fronteira, e assim começou a se fomentar uma ideia separatista. Isso faria prosperar a economia de ambos os estados e fazer Cuiabá ter novamente o centro administrativo da região.

Com o passar dos anos, a ideia de separar o sul do Mato Grosso foi se fortalecendo. Dentre outros fatores importantes, em 1932 os filhos de pecuaristas do sul fundaram a liga Sul Mato-grossense, pois afirmavam eles que 70% dos recursos do Mato Grosso vinham do sul, e Cuiabá estava gastando tudo para manter o poder político.

Foi então que em 1974 o Governo estabeleceu leis para criação de novos estados e territórios, que fez, no ano seguinte, renascer a ideia da separação. Em 1976, o movimento ganhou forças com a liga Sul Mato-grossense, levando ao Presidente Ernesto Geisel assinar uma lei no dia 11 de outubro de 1977 permitindo a criação do estado de Mato Grosso do Sul.

A divisão viria a trazer mais benefícios econômicos para a região do Mato Grosso do que para o próprio sul. No período pós-divisão, o estado de Mato Grosso do Sul não construiu uma personalidade política e o estado ao norte soube aproveitar melhor a separação. Não é à toa que Cuiabá irá sediar a Copa do Mundo de 2014.


Fonte: Jacaré Bangela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.