quinta-feira, 23 de maio de 2013

O quão rápido a Terra gira?

O chão parece firme e sólido sob seus pés. E embora a Terra gire, felizmente a gravidade mantém você firmemente ligado ao planeta, e você não sente o movimento – da mesma forma que você se sente imóvel em um carro descendo a estrada. Mas com que rapidez a Terra gira?

Você pode se surpreender ao saber que um ponto na superfície da Terra está se movendo a 1.675 km/h ou 465 m/s. A cada segundo, você está se movendo quase meio quilômetro através do espaço, e você nem sente.

Quer fazer o cálculo para comprovar? A circunferência da Terra no equador é de 40.075 km. E o período de tempo que a Terra demora a completar uma volta completa sobre o seu eixo é de 23,93 horas.

Espere, 23,93 horas? Um dia não tem 24 horas? Astrônomos calculam o dia de duas maneiras. A primeira é a quantidade de tempo que a Terra leva para completar uma rotação sobre o seu eixo. Imagine que você está olhando para a Terra acima do Polo Norte. Você iria ver a Terra girar uma vez completamente a cada 23 horas e 56 minutos. Os astrônomos chamam isso de um dia sideral.

E a segunda é o tempo que o Sol demora para voltar ao mesmo ponto no céu. Como a Terra está orbitando o Sol, precisamos de 4 minutos adicionais em cada dia para devolver o Sol para o mesmo local. Os astrônomos chamam isso de dia solar.

Em seguida, dividimos o raio da Terra no equador pela duração de um dia sideral: 40.075 km/23.93 horas = 1,675 km/h, ou 465 m/s.

A velocidade de rotação da Terra muda conforme você vai para o Norte ou para o Sul do equador. As agências espaciais aproveitam as velocidades mais altas no equador do planeta para lançar seus foguetes para o espaço. Assim, elas podem usar menos combustível, ou lançar mais carga com a mesma quantidade de combustível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.