quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ilha "fantasma" aparece e some no litoral de Santa Catarina

Um fenômeno ocorrido no último dia 04 de agosto, mas que só agora foi divulgado por meios de comunicação de grande circulação tem intrigado os moradores do sul do estado de Santa Catarina, especialmente os de Imbituba e Laguna, onde fotos e um vídeo sugerem a aparecimento de uma ilha fantasma por 15 minutos.



Neste  domingo, 19 de agosto, uma emissora de Santa Catarina mostrou uma reportagem tornando popular o estranho fenômeno:




O fenômeno descrito pelo físico é conhecido como Fata Morgana e é provocado pela inversão térmica como disse o professor na reportagem acima. Além de provocar o alargamento e/ou elevamento de objetos distantes, que é o que parece ter ocorrido em Santa Catarina, também provoca efeitos curiosos como os que vemos nesses vídeos registrados em diferentes partes do mundo.



Mas o mais impressionante nesta história toda é que mesmo havendo uma explicação científica perfeitamente simples, as pessoas preferem crer no "oculto". A primeira testemunha apresentada na reportagem é enfática em afirmar que não é a tal ilha de Itacamí e apresenta sua argumentação, porém é importante lembrarmos que além de aproximar, este fenômeno causa distorções na forma. Vimos nos vídeos acima inclusive um barco que parece estar duplicado de cabeça para baixo.

Mas para não perdermos a piada...


Adaptado do blog Steve Jobs Zombie

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.