domingo, 23 de agosto de 2009

Miami Vice

Imagine Miami e toda sua diversidade cultural com hispânicos de todos os cantos da América Latina, bem como por gente de todos os Estados Unidos curtindo férias na ensolarada Flórida. Esse é o pano de fundo de uma das melhores séries policiais de todos os tempos.

A história gira em torno de James 'Sonny' Crockett e Ricardo Tubbs, dois policiais de uma divisão especial da polícia chamada "Miami Vice" que visa combater o crime organizado infiltrando agentes disfarçados no submundo do crime. Além de Crockett e Tubbs, outros agentes de Miami Vice possuem papel fundamental na trama, sendo eles Stan Switek, Larry Zito, Gina Calabrese e Trudy Joplin, todos comandados pelo Tenente Martin Castillo.


Em muitos episódios as belas Gina e Trudy passavam-se por prostitutas de rua ou escort-girls de luxo para se infiltrar em organizações que exploram a prostituição. Pelo menos em um momento, as conseqüências foram literais, pois no episódio 10 ("Give a Little, Take a Little"), Gina é obrigada a fazer programa com seu cafetão para que sua identidade não fosse descoberta e sua própria vida posta em risco.

Já Switek e Zito são dois policiais um tanto imaturos que comumente passam por situações cômicas, aprimorando-se ao longo do seriado. Freqüentemente monitoram suspeitos e suas rotinas diárias através de telefones grampeados e outros aparatos, num furgão GMC. Seu enfoque cômico diminuiu na segunda temporada e desapareceu na terceira. Nesta última, em "Down for the Count" (episódio 56), Zito é assassinado.

Por se tratar de um departamento quase que inteiramente undercover e marcado por procedimentos pouco ortodoxos, freqüentes atritos com ramos maiores e mais poderosos da segurança dos EUA, isto é, CIA e FBI, eram experimentados pelos seus membros.

Na Miami retratada na série a diferença entre criminosos e policiais é tênue, todos blefam compulsivamente sob cores pastéis, náuticos, prédios art déco e envolventes luzes coloridas da vida noturna, cenário típico dos anos 80. Poucas foram as séries que retrataram tão bem os costumes e hábitos dessa época!!! Alguns dos diálogos mais importantes não são falados, mas estão na música instrumental de Jan Hammer e Tim Truman (cheia de sintetizadores a la anos 80), bem como nas letras das músicas que dialogam com a narrativa, de Hoagy Carmichael a U2, de Bob Marley a Peter Gabriel. Uma trilha sonora simplesmente arrasadora!!!

Na própria abertura da série, sempre após um prólogo, a linguagem do videoclipe já se fazia notar, com os raios de sol passando pelas palmeiras, os flamingos, o mar e o famoso logotipo sendo coordenado pelo "The Original Miami Vice Theme", de Jan Hammer.

Abertura



Uma característica notável do seriado era a freqüente participação de celebridades, intensificada a partir da segunda temporada. Nomes como Phil Collins, Bruce Willis, Miles Davis, Willie Nelson, James Brown, Lee Iacocca, Bianca Jagger, Little Richard, Roberto Duran, Frank Zappa, Don King, Danny Sullivan, Pam Grier e tantos outros, freqüentemente aparecem nos episódios, atuando como traficantes, prostitutas e policiais corruptos. Muitos atores hoje conhecidos também tiveram papéis, entre eles Julia Roberts, Benicio Del Toro, Ving Rhames, Wesley Snipes, Larry Fishburne, Annette Bening, Laura San Giacomo, Liam Neeson e John Leguizamo.

Não importando o convidado, nenhum deles ganhava mais que 2500 dólares mais despesas. Pouco ao se considerar o custo de cada episódio, aproximadamente 1,4 milhões de dólares, o dobro do habitual da época. Alguns dos convidados participariam de mais de uma forma, aparecendo não só como atores como também contribuindo com suas músicas, como Glenn Frey e Phil Collins.

Exemplo de cena onde a trilha sonora dialoga com os telespectador. Música "Brothers in Arms" do Dire Straits e final do episódio tragicômico "Out Where The Buses Don't Run" da segunda temporada, que conta a história de um ex-policial que ficou com problemas psiquiátricos e crise de consciência por ter feito justiça com as próprias mãos.



O primeiro episódio foi ao ar pela NBC em 16 de setembro de 1984. A série teve seu auge em 1986/1987 batendo recordes sucessivos de audiência e tendo ao todo 5 temporadas. No Brasil, Miami Vice foi exibido com exclusividade pelo SBT de 1986 até 1990 quando a Rede Globo comprou os direitos.

Atualmente é exibida no canal Sony (com áudio original e legendas) e na Rede Brasil (dublado em português).

Em 2006 foi lançado um longa metragem baseado na série.

Elenco:

Don Johnson - James 'Sonny' Crockett
Philip Michael Thomas - Ricardo Tubbs
Edward James Olmos - Tenente Martin Castillo
Saundra Santiago - Gina Navarro Calabrese
Olivia Brown - Trudy Joplin
Michael Talbott - Stanley Switek
John Diehl - Larry Zito
Martin Ferrero - Izzy Moreno
Charlie Barnett - Noogie Lamont

Montagem com o tema de Crockett composto por Jan Hammer.


Um comentário:

  1. citei vcs lá no meu blog www.jpezzolo.com por causa do video do nelson piquet. entra lá!

    ResponderExcluir

Seu comentário será moderado. Para garantir aprovação, por favor:

- Seja educado.

- Tenha conteúdo.

- Não utilize CAIXA ALTA, pois prejudica a leitura de seu comentário.

- Comentários com proselitismo religioso NÃO serão aceitos. Para isso existem as igrejas.